A promoção de saúde supõe uma concepção que não restringe a saúde à ausência de doença, atua sobre seus determinantes, e incide sobre as condições de vida da população. Extrapola a prestação de serviços clínico-assistenciais, supondo ações intersetoriais a fim de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.
Atua no desenvolvimento de hábitos, comportamentos e condições de vida e levam os
indivíduos e comunidades a atingir e preservar o melhor nível de saúde, tornando as pessoas conscientes de seu potencial de saúde e responsáveis pela gestão de sua própria saúde.
As empresas que promovem e protegem a saúde dos trabalhadores estão entre as mais bem sucedidas e competitivas do mercado, e se beneficiam com a diminuição de custos com assistência médica, melhora da imagem da organização, retenção dos melhores empregados, aumento da produtividade e diminuição do absenteísmo e presenteísmo.
- Redução do risco de doenças ou de problemas específicos
- Mitigação de riscos relacionados a doenças infecciosas e ou contagiosas
- Bem-estar e qualidade de vida
- Alimentação saudável
- Investigação de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)
- Prevenção do uso de álcool e drogas
- Cessação do tabagismo
- Saúde mental
- Estímulo a prática de atividade física